Qual a diferença entre um psicólogo clínico e um psicoterapeuta?
O psicólogo clínico é alguem com formação universitária na área da psicologia clínica que está apto para exercer consultas de avaliação psicológica e de psicologia clínica.
O psicoterapeuta tem uma formação universitária que pode ser ou não em psicologia - na maioria dos técnicnos é, mas também podem ter formação noutra área como a medicina - que se especializou numa intervenção psicoterapêutica reconhecida pela Ordem dos Psicólogos. Esta formação especializada é realizada durante alguns anos em associações e sociedades profissionais na área da Psicologia e pressupõe o cumprimento de determinadas exigências - processo psicoterapêutico do próprio; supervisão e intervisão cllínicas; e formação teórica e prática.
E o que é a psicoterapia
A psicoterapia é uma interevenção clínica que visa a evolução do sujeito. Consiste num processo terapêutico com alguma duração ao longo do tempo, em que duas pessoas (terapeuta e paciente) se encontram regularmente (frequência semanal ou bissemanal) durante mais ou menos 45/60 minutos. Neste tempo e espaço concretos são trabalhadas as questões que o paciente traz à sessão, quer sejam problemas relacionais, existenciais, profissionais; questões emocionais que estejam a limitar a sua vida ou qualquer outra temática que o inquiete ou que tenha vontade de partilhar.
Para além da concretude das sessões e da possibilidade de resolução de algumas questões no imediato, existe outra premissa essencial na psicoterapia: as transformações ao longo do tempo do pocesso terapêutico e a evolução do sujeito para uma maior auto-consciência, maturidade e capacidade de se auto-analisar.
Quando devo iniciar uma psicoterapia?
Quando quiser! Assim o afirmo, porque embora sejam muitas as razões para iniciarmos um processo psicoterapêutico - sintomas de ansiedade ou depressão; dificuldades relacionias e sociais; dependências quimicas ou relacionais; insegurança pessoal ou profissional; fobias; comportamentos compulsivos ou destrutivos; entre muitos outros - o principal motor de uma psicoterapia deverá ser a motivação pessoal. Esta vontade poderá ser manifesta - num desejo da pessoa querer se sentir melhor e crescer mentalmente; mas, também poderá ser menos evidente, pois o sujeito pode ter receio ou desconfiança face a alguém que não conhece à partida poder ajudá-lo naquilo que ele não conseguiu resolver até então. Ainda assim, reconhece que existem algumas áreas da sua vida em que poderia melhorar, modificar ou sobre as quais gostaria de reflectir mais aprofundadamente.
Quando é que a psicoterapia é imprescindível?
Quando o nível de angústia ou de sintomatologia é insuportável para o sujeito. Quando este se sente limitado na sua vida pessoal, profissional ou social. Quando já recorreu a várias especialistas de saúde em que não foi dada uma resposta/explicação para o seu mal-estar e os problemas pressistem. Quando o sujeito não consegue encontrar respostas para os seus dilemas ou quando não consegue resolver os conflitos que vão surgindo.